Roteirização

 
 
1. DEFINIÇÕES GERAIS
 
 
Processo de definição de itinerário, onde a determinação do “melhor caminho” é pensada matematicamente, para minimizar as distâncias percorridas pelos veículos, otimizar o tempo despendido e reduzir o custo das operações.
Num sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais vendedores.
O resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte e atendimento à clientes.
O software de Gestão WMC permite que o trabalho de um vendedor seja organizado e pré-determinado geograficamente.

 
 
 
2. CONFIGURAÇÃO NO SOFTWARE DE GESTÃO
 
CadastroRoteirizacoes1
 
2.1 Definir o Vendedor
 
O Software WMC permite configurar rotas diferentes para cada vendedor. Por isso deve-se informar o vendedor, no campo “Vendedor” conforme imagem acima.
 
 
2.2 Definir as Rotas e Ativá-las
 
Aqui é que as coisas começam a ficar interessantes!
O usuário define uma rota e uma descrição para identificá-la. No nosso exemplo abaixo, a rota se chama “Semana 1”.
Para cada rota criada há 7 dias da semana possíveis de utilização.
Para cada dia, pode-se incluir clientes diferentes para o vendedor atender.
Na próxima rota “Semana 2” há mais 7 dias da semana livres. E a rota do vendedor passa a ser quinzenal. Esse é o segredo da Roteirização: poder configurar de uma semana (seg a sex) até 4 semanas para que o vendedor faça rotas diferentes a cada semana.

 
OBS.: um ponto que merece destaque:
Se há apenas uma rota (Semana 1, por exemplo) a cada 7 dias (1 ciclo) a roteirização reinicia-se automaticamente repetindo os mesmos clientes na semana seguinte.
Caso sejam configuradas duas rotas (Semana 1 e Semana 2, como no exemplo) o ciclo se torna quinzenal, pois há 7 dias de trabalho para cada rota.
E após um ciclo de 15 dias, este também se reinicia automaticamente.
Legal né?

CadastroRoteirizacoes2
CadastroRoteirizacoes3
Como podemos ver acima, na segunda-feira da semana 1 temos dois clientes, e na segunda-feira da semana 2 temos apenas um.
 
 
 
2.3 DIFICULDADE EM INSERIR UMA ROTA?
 
Então faça o seguinte:
clique no campo “Nro Rota” e pressione a tecla “seta para baixo”;
Mamão com açúcar!

CadastroRoteirizacoes4
 
 
 
2.4 DIFICULDADE EM REMOVER UMA ROTA?
 
Então faça o seguinte:
Clique na rota desejada e pressione “CTRL + DEL”. E voilá! Assim removemos a rota toda.

Cuidado: Ao remover uma rota completamente, todos os clientes daquele vendedor serão apagados, e não poderão ser recuperados.
Caso seja apagada a rota acidentalmente, deve-se recadastrar todos os clientes.
CadastroRoteirizacoes5
 
 
 
2.5 COMO INSERIR CLIENTES NO DIA DA SEMANA PARA UMA ROTA
 
Para inserir um cliente:
>Pesquisar Cliente >Localiza o Cliente na janela nova >Pesquisar > Adicionar Todos >
Se desejar remover um cliente da Rota, utilize o botão “Excluir Selecionados” e não remova a Rota (Semana 2).
 
CadastroRoteirizacoes7
 
 
 
2.6 BOTÃO DEFINIR COMO ROTA ATIVA
 
Serve para definir qual das rotas inicia o ciclo.
 
 
 
2.7 BOTÃO TRANSFERIR CLIENTES
 
Serve para transferir um ou vários clientes da rota de um vendedor, para outro vendedor.
 
CadastroRoteirizacoes8
 
 
 
3. ÁREA RESTRITA – CONFIGURAÇÕES TÉCNICAS WMC
 
Clique no Link Abaixo:
SuporteWMCIcone

image_pdf